Paraquedistas do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista (2BIPara), realizaram um exercício militar, entre 24 e 30 de junho de 2018, no Campo de Tiro de Alcochete, como preparação para a missão que irão executar na República Centro Africana (RCA) no âmbito das Nações Unidas, a partir do próximo mês de setembro.

O exercício, designado “BAMBARI18”, iniciou-se no passado dia 24 de junho no Regimento de Infantaria Nº 10 (RI10), em São jacinto, sede do 2BIPara, com o deslocamento da Força, constituída por 41 viaturas organizadas em quatro unidades de marcha simulando os deslocamentos logísticos de projeção que irão ser executados no Teatro de Operações (TO) africano. Participou neste exercício a Força completa que irá ser projetada para o TO da RCA em setembro, constituída por 159 militares, dos quais 03 da Força Aérea Portuguesa (FAP) e 156 do Exército Português, entre estes, 128 são Paraquedistas.

A Força, constituída com base no Batalhão de Paraquedistas sediado no RI10 em São Jacinto, integra ainda os módulos de alimentação, manutenção de viaturas e equipamentos, sanitário, reabastecimento, engenharia e os tactical air control party (TACP) da FAP, executou os treinos nas condições tão próximas quanto possível às do TO da RCA, replicando missões e tarefas a que poderá ser chamada a executar, como sendo, missões de combate, patrulhas de segurança, vigilância e de recolha de informações, reconhecimentos na Área de Operações, proteção de civis, proteção de infraestruturas ou áreas sensíveis, proteção de entidades ou outras forças, efetuar operações de cerco e busca, dirigir a ação de helicópteros de ataque ou efetuar atividades de coordenação com entidades civis.

No final deste período de treino coletivo, a força viu incrementada a sua capacidade, nomeadamente para executar e conduzir ações de combate e respetivos apoios, assim como, consolidou as relações interpessoais e de camaradagem fortalecendo ainda mais a coesão entre todos os elementos desta Força.

O exercício “BAMBARI 181” contou com a visita do Exmo. 2º Comandante das Forças Terrestres, Major-General Marco António Mendes Paulino Serronha, que foi acompanhado pelo Comandante do RI10, Coronel de Infantaria Manuel Paulo da Costa Santos, no dia 27 de junho.

No período compreendido entre 16 e 20 de julho de 2018 irá decorrer nos Concelhos de Aveiro e Murtosa o exercício de certificação “BANGUI 182” que será o exercício final de aprontamento da Força, assim como, a respetiva cerimónia militar de entrega do Estandarte Nacional, aberta ao público, na praça da Varina, na vila da Torreira, em 27 de julho de 2018 pelas 10horas.

DSC07309

DSC07441

visita bambari