No dia 1 de fevereiro de 2017 realizou-se mais uma edição do Triatlo Paraquedista. Mais do que um evento desportivo, este acontecimento é já uma tradição Paraquedista, organizado anualmente na Casa-mãe desde 1983.

O Triatlo Paraquedista tem como principal objetivo testar as capacidades técnicas e físicas das equipas participantes e, consequentemente distinguir e premiar as que conseguirem melhor desempenho nas 3 modalidades desportivas inerentes: salto em Paraquedas, marcha forçada e tiro. Cada equipa é composta por 5 militares com qualificação Paraquedista, provenientes de Unidades pertencentes à Brigada de Reação Rápida. O evento visa ainda estimular, em ambiente competitivo, a preparação dos Paraquedistas nas suas vertentes fundamentais e fomentar os espíritos de camaradagem e de corpo, que este tipo de competição desperta e são extremamente necessários no quotidiano militar.

A edição de 2017 contou com a participação de 25 atletas distribuídos por 5 equipas sendo elas: Regimento de Infantaria n.º10 (RI 10) Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), Regimento de Infantaria n.º15 (RI 15), o Regimento de Paraquedistas (RPara) e o Regimento de Artilharia n.º4 (RA 4).

Em grande parte de modo similar ao realizado em anos anteriores, a prova teve início às 11h30 do dia 1 de fevereiro de 2015, com a aterragem dos participantes nos solos sagrados do Arripiado após salto em Paraquedas de abertura automática e posterior reagrupamento no terreno. Seguidamente as equipas percorreram em marcha forçada o percurso de 15 quilómetros que separa a zona de lançamento no Arripiado do campo de tiro no Regimento de Paraquedistas, carregados com a espingarda Galil, arma ao serviço das Tropas Paraquedistas e, mochila carregada com todo o equipamento regulamentado. Por fim, os atletas realizaram a prova de tiro, numa única linha por equipa a 50 metros do alvo homotético “SC2”.

A classificação final é obtida através da soma dos tempos totais obtidos no salto e na marcha forçada e pela pontuação obtida no tiro com espingarda Galil. No término da prova, a classificação geral obtida foi a seguinte, do primeiro para o último classificado: RI10, RPara, CTOE, RI15 e RA4. Na cerimónia de encerramento, foi premiada com um troféu alusivo às Tropas Paraquedistas. Como forma de encerrar o evento o Comandante do Regimento de Paraquedistas, usou ainda da palavra para felicitar as equipas participantes e agradecer a colaboração de todos os militares do Regimento de Paraquedistas, cuja constante dedicação e zelo permitiram a realização deste evento.

IMG 8642C

Pin It