No âmbito do Planeamento Anual de Exercícios no Estrangeiro 2017, foi destacado para o Exercicio Swift Response 17 um Destacamento da Companhia de Precursores Aeroterrestres do Batalhão Operacional Aeroterrestre do Regimento de Paraquedistas constituído por 3 Oficiais e 6 Sargentos no período compreendido entre 13JUL17 e 22JUL17.

O Exercicio Swift Response 17 faz parte de um conjunto de exercícios que constituem o Exercicio Saber Guardian 17.

O Saber Guardian 17 é um exercício anual do United States(U.S.) European Command realizado durante o verão de 2017 tendo como palco Hungria, Roménia e Bulgária. É um exercício que envolve cerca de 25,000 militares de mais de 20 países aliados constituindo-se como o maior exercício da região do Mar Negro. É uma oportunidade para todos os participantes treinarem procedimentos melhorando a interoperabilidade executando um leque variado de missões, garantindo a segurança e estabilidade desta região.

O Destacamento de Precursores(DestPrec) foi destacado para Papa Air base, Hungria onde decorreu toda a fase de planeamento estando inseridos na estrutura da 173ª Brigada Aerotransportada do U.S.Army. A missão do DestPrec foi a infiltração (HAHO/HALO), para a região circundante a Bezmer Air Base, Bulgaria (ocupada por 1 Companhia In) 48h antes do “Mass Drop” garantindo comunicações (TacSat/CommSec) e transmitindo ao escalão superior as localizações dos principais sistemas de armas do In, particularmente as armas antiaéreas, permitindo a projeção, através de salto, do 1º Batalhão do Regimento 503 para conquista da “Cabeça de ponte aérea”.

A missão do destacamento foi realizada com sucesso permitindo à Brigada eliminar a ameaça antiaérea, infiltrar através de salto de abertura automática 428 elementos dos Batalhão e conquistar o Objetivo garantindo que as forças de seguimento pudessem ser projetadas contribuindo para a continuação da missão da 173ª Brigada.

IMG 8610

IMG 8614

P7180182 Medium

P7170047 Medium

Pin It