Gestão de alunos - Filipe Morais Web Page

Go to content

Main menu:

Gestão de alunos

O meu trabalho > Trabalhos em Excel

Gestão de alunos



O programa "Gestão de alunos" foi feito em Excel e permite gerir uma turma de alunos. O presente ficheiro está configurado e preparado para avaliar a disciplina de Inglês do 6º Ano.

O programa é configurável a nível de cotações, podendo-se adaptar facilmente a uma nova escola, ou a um novo professor.

Os nomes e classificações apresentadas são fictícias.


A imagem abaixo mostra a grelha final do 1º período. Nela é possível visulaizar e acessar instantaneamente às classificações de cada teste, assim como a todos os parâmetros avaliativos.

No final a grelha, dispõe de um campo destinado à auto-avaliação do aluno e outro para a avaliação final dada pelo professor.

A imagem abaixo mostra a grelha de um teste. Nela é possível visualizar as cotações atribuídas a cada questão, a respectiva avaliação

Possui um sistema de detecção de introdução involuntária de dados errados, como por exemplo, atribuir uma nota superior à que foi previamente definida.

A avaliação das composições é datada, registada e dividida nos seus diversos parâmetros de avaliação, tornando a tarefa do professor bastante simplificada.

Da mesma forma, a grelha de apreciação da leitura permite manter um registo fiel de cada avaliação efecuada ao longo do período.

A grelha de apreciação da expressão oral.

A grelha de avaliação da atitude.

O resumo dos testes escritos permite ao professor obter um panorama geral dos seus alunos ao longo do ano lectivo.

O mapa final do 3º período.
Tendo à sua frente, e à distância de um clique, a possibilidade de avaliar aluno a aluno, através da visualização de toda a avaliação a que estes foram sujeitos, o professor poderá atribuir mais facilmente a nota que o aluno merece.

Nota importante: Devido ao facto do programa conter código VBA, este não se actualiza quando muda o nome do ficheiro. Este deverá ter o nome "Gestão de alunos de Inglês". Qualquer alteração no mesmo provocará o não funcionamento das macros.

Se realmente tiver que alterar o nome do ficheiro terá que ir ao editor de Visual Basic, no menu Ferramentas -> Macro -> Editor do Visual Basic e substituir as palavras "Gestão de Alunos de Inglês" pelo novo nome.

Um agradecimento especial ao meu amigo Fernando Marvão, pelas excelentes dicas e ajudas prestadas na parte estética das páginas que constituem este trabalho.

Eventuais erros poderão ser reportados para o meu e-mail. O ficheiro pode ser descarregado aqui


16-11-2012
Uma nova versão, que permite gerir até 30 alunos e que contém alguns melhoramentos pode ser descarregado aqui


 
Back to content | Back to main menu